quarta-feira, 23 de abril de 2008

ISBN 972-662-498-3

"(...)Um dia receberam em casa um convite. O príncipe comemorava com um baile de gala a exploração dos camponeses pobres e desfavorecidos. As meias-irmãs de Gata Borralheira ficaram todas excitadas com o convite vindo do palácio. Começaram logo a pensar nos vestidos caríssimos que iriam usar para alterarem e subjugarem a realidade dos seus corpos, por forma a poderem simular um padrão irrealista de beleza feminina (particularmente irrealista no caso delas, de tão feias que eram). A madrasta também fazia tenções de ir ao baile e, por isso, a pobre Gata Borralheira teve de trabalhar que nem uma moira (metáfora que não deixa de ser racista).
Chegado o dia do baile; Gata Borralheira ajudou a madrasta e as meias-irmãs a meterem-se nos seus vestidos de baile. Tarefa ciclópica: era assim como empacotar dez quilos de carne picada num saco de cinco quilos. Seguiram-se imensas camadas de cosméticos que é melhor não pormenorizar.Ao cair da noite, a madrasta e as meias-irmãs deixaram Gata Borralheira sozinha, entregue à dura lida da casa. Gata Borralheira estava inconsolável, mas teve de contentar-se com os seus discos de Marco Paulo.
De repente chispou um relâmpago e diante dela surgiu um homem como um fato largueirão, todo em algodão, e um chapéu de aba larga. A príncipio, Gata Borralheira pensou que era algum advogado elitista, mas ele depressa a elucidou.
- Olá, Gata Borralheira, eu sou o teu fado padrinho ou, se preferires, o teu procurador junto dos deuses. Queres então ir ao baile, não é verdade? E submeter-te ao conceito masculino de beleza? Espremer-te num vestido tão justinho que te prejudique a circulação sanguínea? Apertar os pés nuns sapatos de salto alto que destruam a tua estrutura óssea? Pintar a cara com produtos químicos e cosméticos que foram testados em animais?
- É o que mais quero no mundo! - respondeu ela sem hesitação.

(...)"


"História Tradicionais Politicamente Correctas - Contos de Sempre nos Tempos Modernos"
James Finn Garner, tradução de Francisco Agarez

1 comentário:

Pyny disse...

Ah AH!!